0

Hino de Ipixuna do Pará

Posted by Cintia Pires de Almeida on 18:50
Engraçado quando existe sempre coisas na nossa frente e nem sempre percebemos, isso aconteceu comigo hoje, fui fazer uma pesquisa para uma aluna da escola sobre o Hino de Ipixuna do Pará, até que eu sabia que a letra era da Srª Zilda Carmo de Almeida, mãe do Marcos Carmo meu esposo, mas a melodia eu não sabia que era do Paulinho, sobrinho dela.

Hino do município de Ipixuna do Pará
Letra por Zilda Carmo de Almeida
Melodia por Paulo Roberto do Carmo Braga

Do teu verde, sentimos orgulho.
da tua beleza também.
Resplandece em teu povo de bem.
Ipixuna és tesouro de um povo
Orgulho por ser filho teu
Que por ti lutaria á morte
E agradece pra sempre ó meu Deus.
Do passado temos a lembrança.
No presente uma vida feliz.
Em teu solo se planta o futuro.
De progresso, esperança e paz.
Tu és mãe de um povo valente.
Cuja historia, o presente surgiu.
Imigrando de todo o horizonte
Essa gente do grande Brasil
Ipixuna és tesouro de um povo
Orgulho por ser filho teu
Que por ti lutaria á morte
E agradece pra sempre ó meu Deus.
Tua bandeira escudo de luta.
ordem á educação.
Ressaltando o desenvolvimento.
orgulho o nosso torrão.
Nosso grito de força e vontade,
Refletindo em nosso presente.
Dando asas de mais liberdade.
A vitória de ser independente.
Ipixuna és tesouro de um povo
Orgulho por ser filho teu
Que por ti lutaria á morte
E agradece pra sempre ó meu Deus.
Essa força e vem do trabalho,
Traz progresso a todo lugar
Construindo um futuro de glória,
Pro teus filhos, em tuas terras morar.
Os teus rios vaidades de todos,
Moradores desse lugar.
Tuas matas, teus pastos retratam.
A harmonia perfeita que há.
Ipixuna és tesouro de um povo
Orgulho por ser filho teu
Que por ti lutaria á morte
E agradece pra sempre ó meu Deus.
Falando em Ipixuna o Marcos escreveu uma poesia em homenagem a Ipixuna do Pará, parece brincadeira mas, foi dificil achar a poesia pois, ainda não está na internet, e em casa por incrivél que pareça não achei nenhum exemplar do livro de poesias dele,Então lembrei que minha mãe ganhou um livro dele peguei emprestado e postei a poesia aqui.
Ipixuna

Oh mãe preta que te gosto,
Que desde cedo me criaste.
Nunca pensei te largar.

Dos irmãos, mãe,
Dentre todos!
Sou eu quem mais te ama.

Teu sangue era preto;
Tuas veias profundas.
Mas cortaram teus cílios [verdes cílios]

No teu olho
A ameaça da morte,
Do leito.

Mãe fértil:
Preta por fora,
Branca por dentro.

Na tua história há violência;
Violação;
Violentamento.

Mas por ti me fiz guerreiro,
Pretenso revolucionário.
Reformista radical,
Agitador, publicitário.

Meu amor por ti me fez guerreiro,
E quando me sopras na nuca mãe,
Faz com que eu nunca
Esqueça teu cheiro.
- Marcos Carmo de Almeida-
Bem, essa é a homenagem da Familia Carmo à Ipixuna do Pará!!!!

|

Copyright © 2009 Cintiappires Blog All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates