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Produção textual de Fundamentos da Administração de Informação -dministração,Sistema de Informação, Valor da Informação e Mercado de trabalho Atual

Posted by Cintia Pires de Almeida on 10:48

Administração,Sistema de Informação, Valor da Informação e Mercado de trabalho Atual

Introdução
Administração
A administração são normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção, que têm como objetivo alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro. Envolve na elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.
Atualmente, as principais funções administrativas são:
  • Fixar objetivos (planejar)
  • Analisar: conhecer os problemas.
  • Solucionar problemas
  • Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas).
  • Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar)
  • Negociar
  • Tomar as decisões.
  • Mensurar e avaliar (controlar).
As principais categorias da administração: planejar, organizar, liderar e controlar.
Planejar: “definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos” (ARAÚJO, 169, 2004), ou como “ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório.” (MAXIMIANO, 105, 2002).
O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.
Organizar: pode-se constatar que: se fosse possível seqüenciar, diríamos que depois de traçada(s) a(s) meta(s) organizacional (ais), é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa. (ARAÚJO, 169, 2004).
Liderar: envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. “Meta(s) traçada(s), responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados.” (ARAÚJO, 170, 2004).
E por último controlar, que “estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios”(ARAÚJO, 170, 2004).
Cada uma das características podem ser definidas separadamente, porém dentro da organização, são executadas em conjunto, ou seja, não pode ser trabalhados disjuntas.

 

Sistema de Informação (SI)

           Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização.
Geralmente, um SI é composto de um sub-sistema social e de um sub-sistema automatizado. O primeiro inclui as pessoas, processos, informações e documentos. O segundo consiste dos meios automatizados (máquinas, computadores, redes de comunicação) que interligam os elementos do sub-sistema social.
Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas (juntamente como os processos que executam e com as informações e documentos que manipulam) também fazem parte do SI. O SI é algo maior que um software, pois além de incluir o hardware e o software, também inclui os processos (e seus agentes) que são executados fora das máquinas.
Isto implica em que pessoas que não usam computadores também façam parte do sistema e, conseqüentemente, necessitem ser observadas e guiadas pelos processos de planejamento e análise de sistemas.
            O perigo de não se dar atenção ao aspecto social é que os sistemas automatizados (incluindo o software), não sejam eficazes ou não possam ser utilizados, apesar de estarem funcionando perfeitamente (pelo menos, em ambientes de teste).
            No ambiente real, os aspectos sociais interferem e muito no funcionamento do SI. Os processos podem ser modificados em razão de aspectos sociais não bem controlados. Por esta razão, é que existem muitos sistemas que após implantados acabam não sendo utilizados ou até mesmo trazendo prejuízos ou dificultando o trabalho nas organizações.
            É responsabilidade do Analista de Sistemas definir os objetivos do SI, as informações que o SI manipulará, os processos e pessoas que farão parte do SI, as máquinas que serão usadas nos processos e o inter-relacionamento entre os vários SI’s na organização.

1.1 Aplicações e Benefícios

- Produtividade
- Marketing
- Inteligência Competitiva
- Gestão do Conhecimento (capital intelectual) 
O valor da Informação
         
           Para os tomadores de decisão, informações confiáveis são fundamentais, significando muitas vezes a diferença entre o sucesso e o fracasso da corporação
          Computadores capazes de manipular um número cada vez maior de operações; softwares mais completos e poderosos para análise, manutenção e segurança dos dados armazenados; milhares de formas de entrada e saída de dados. Um universo dinâmico e gigantesco, que precisa ser organizado.

         A informação é obtida através da organização de diversos dados, atribuindo-lhes valores e significado. Criar sistemas de gestão dessa "ordenação de dados" é uma tarefa complexa e que exige grande comprometimento dos responsáveis, essas informações serão utilizadas pelos tomadores de decisão para estabelecer o rumo da corporação.

       A responsabilidade dos gestores dos sistemas de informação (analistas e programadores) é imensa. Realizar um acompanhamento constante do desempenho dos sistemas, garantir que o relacionamento "inter-sistemas" seja satisfatório, em conjunto com conferências periódicas são formas de assegurar uma informação confiável. Assegurar que os sistemas sejam de manuseio simples e compreensão fácil, garantem que os usuários conheçam o processo e auxiliem na criação das informações.

      Uma vez que a informação gerada é confiável, seu valor para a corporação passa a ser enorme e como consequência, cria-se mais um desafio: garantir a segurança dessas informações.

      Quando o valor da informação é conhecido por todos e um esforço conjunto é realizado para que a confiabilidade seja assegurada, os tomadores de decisão tem uma chance maior de optar com segurança sobre quais caminhos a empresa deve percorrer. Afinal, uma informação ruim é como uma lista telefônica onde os nomes não estão ordenados.


 Panorama do Mercado de Trabalho Atual

       Conhecimentos avançados de internet, informática,  inglês fluente, é um expert em todas as ferramentas e teorias específicas dessa área, e ser flexível para negociar remuneração,são os profissionais mais procurados hoje no mercado de trabalho candidato ao prêmio de “queridinho do mercado de trabalho”.
        No panorama atual do mercado de trabalho, as competências comportamentais estão tão em alta e é difícil lidar com pessoas no ambiente corporativo e manter bom relacionamento com elas em um período de crise e instabilidade como a atual. Daí a necessidade de ter profissionais que vençam essa dificuldade e sejam flexíveis, que aceitem as mudanças e saibam trabalhar sob pressão em ambientes novos. A cada ano, as empresas estão descobrindo que não basta ser excelente tecnicamente, é preciso também que o profissional seja maduro emocionalmente e que tenha flexibilidade de se adaptar às mudanças; capacidade de trabalhar em equipe e manter um bom relacionamento com os colegas; comprometer-se de fato com os objetivos; ser um empreendedor mesmo dentro da empresa; gerar resultados efetivos; ser assertivo; ser um líder eficaz; ser ético; entre outras coisas. E isso vale para todas as áreas.
Uma pequena amostra das exigências atuais de avaliação no exame de seleção profissional é o resultado de uma das pesquisas feitas pelo Grupo Catho, com 13.600 profissionais disponíveis no mercado de trabalho. O levantamento mostrou que 30,10% dos trabalhadores brasileiros foram demitidos por não apresentarem os resultados desejados pela empresa.
       Uma das pesquisas do Grupo Catho verificou que grande parte das demissões acontece por falta de visão sistêmica, ou seja, o profissional não apresenta a capacidade de olhar o departamento que administra como parte de um grande negócio chamado empresa, e a habilidade de saber lidar com todos os demais departamentos. Isso significa que as empresas estão cada vez mais exigentes na seleção dos empregados.
      Em alguns casos, a pesquisa mostra que os profissionais não sabem expor suas idéias ou não apresentam iniciativa de fazer o que precisa ser feito, alguns outros não demonstram comprometimento e outros ainda não têm maturidade. Hoje em dia, o nível de exigência das organizações é muito alto. Nas multinacionais, por exemplo, um supervisor tem que ser formado em engenharia, ter treinamento na área de qualidade, noções de ISO 9000.
     Um engenheiro tem apenas a formação técnica para administrar a área na qual foi preparado. No caso de uma empresa, como gerenciar tudo isso? Só com as ferramentas da engenharia o profissional não consegue. As companhias exigem que o profissional tenha visão sistêmica, ou seja, olhar a empresa como um todo, a exigência na contratação de funcionários fica cada vez maior. Para se ter uma idéia, para se montar um currículo hoje, o executivo tem que ter no mínimo pós-graduação e apresentar inglês ou espanhol com boa fluência. A pesquisa não tem embasamento científico, mas demonstra, com clareza, uma situação cada vez mais latente no mercado de trabalho no Brasil: profissionais com ótima bagagem técnica não conseguem permanecer por muito tempo no emprego por problemas de comportamento. A amostra observou, também, uma grande mudança nas relações de trabalho: aquele técnico que alcançava todas as metas, mas não falava com ninguém, não existe mais.

Conclusão:
          Com as altas tecnologias invadindo o sistema, o mercado de trabalho necessita de profissionais que não apenas processe os softweres, mas também seja apto, dinâmico que saiba organizar e valorizar cada informação confiada a ele, valorizar as informações e procurar armazená-la para tomada de decisões é o que está fazendo diferença no mercado atual de trabalho. Profissionais especializados em SI e TI são de grande valia no mundo globalizado de hoje.

Bibliografia:




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