0
1º semestre de Análise de Sistema - Portfólio 2 de Fundamentos da Informação.
Posted by Cintia Pires de Almeida
on
10:21
UNOPAR
VIRTUAL
Curso Superior de Tecnologia em Análise e
Desenvolvimento de Sistemas
ATIVIDADE
1 DO CURSO STADS-EaD
Fase:
1 de 3 no total
Módulo:
1 - Fundamento da Informação
Professor:
Denise Dias de Santana e Mitio Yoshida
Aluna: Cíntia de Fátima Pires
Costa usuário ead00343473
Pasta:
150078
Individual
Características:
- Será dividida em três etapas que serão
desenvolvidas ao longo do semestre.
- É fundamentada nos conceitos abordados
no material didático e suas referências
- bibliográficas.
- Tem por finalidade acadêmica a avaliação interdisciplinar
do Módulo I do curso.
- Instruções:
- Utilize o material didático e suas
referências bibliográficas para apoiar a compreensão dos conceitos
abordados.
- Realize uma pesquisa sobre o assunto abordado no enunciado
da atividade para aprofundar seus conhecimentos (Sugestão: Fabricantes de
Sistemas de Informação,Fábricas de Software).
Realize a atividade individualmente, utilizando o roteiro abaixo
como referência.
Enunciados:
1.
Dada as afirmações I, II e III apresentadas a seguir:
I.
Dado: qualquer registro ou fato em seu estado bruto, ou seja, que lhe foi
atribuído algum
significado
mínimo.
II.
Conhecimento: são dados dotados de relevância e propósito, onde se exige um
consenso com
relação
ao seu significado.
III.
Informação: é a consciência e o entendimento de um conjunto de informações, de
forma a torna-las úteis para apoiar uma tarefa específica, ou apoiar uma
decisão.
a)
Avaliar se as afirmações I, II e III estão corretas. Se não estiverem corretas,
justificar.
• [3
p] Afirmação I
(
x
) Correta ( ) Incorreta
Justificativa:
• [3
p] Afirmação II
( ) Correta ( x ) Incorreta
Justificativa:
O
conhecimento à consciência e o entendimento de um conjunto de informações e
formar de torná-las úteis para apoiar uma tarefa especifica ou tomar uma
decisão.
• [3
p] Afirmação III
( ) Correta ( x ) Incorreta
Justificativa:
Informação
é um conjunto de fatos organizados de modo a ter valor adicional, além do valor
de fatos propriamente dito.
b)
Dar um exemplo, do seu cotidiano, de cada um dos itens:
[3
p] Dado:Técnica Administrativo
[3
p] Conhecimento: Informações para pagamentos de funcionários como: função, carga
horária, valor salarial.
[3
p] Informação: Folha de pagamentos
2.
Considerando as sete leis da informação. Avaliar se as afirmações são
verdadeiras ou falsas. Se
afirmação
for falsa, justificar.
a)
[5 p] 1ª Lei: A informação é (infinitamente compartilhável). A informação não
só pode como
deve
ser compartilhada por diversas pessoas internamente à instituição, porém, não
deve ser
compartilhada
externamente à instituição.
( ) Correta ( x )Incorreta
Justificativa:
A
informação tanto pode como deve ser compartilhada internamente quanto
externamente, uma vez que destinada ao ambiente externo da organização, seu
valor aumenta o vinculo e relacioamento da organização com o ambiente externo.
b)
[5 p] 2ª Lei: O valor da informação aumenta com o uso. Quanto maior for o uso
da informação,
maior
será o seu valor. Porém, não é aconselhável que essa informação seja
compartilhada por
todos
na empresa.
( )Correta ( x )Incorreta
Justificativa:
As
informações devem ser compartilhadas com todas da empresa, quanto mais
compartilhada de maneira que o usuário entenda melhor será o potencial pois, há
necessidade de saber que as informações existem para saber onde encontram e
como podem utiliza-los para melhorar seu desempenho.
c)
[5 p] 3ª Lei: A informação é perecível. A informação é perecível, mas não perde
seu valor à
medida
que o tempo passa.
(
x
)Correta ( )Incorreta
Justificativa:
d)
[5 p] 4ª Lei: O valor da informação aumenta com a precisão. Quanto mais precisa
for uma
informação,
mais útil ela é, e assim mais valiosa se torna. Porém, mesmo as informações
imprecisas
e inexatas podem ser utilizadas para auxiliar na tomada de decisão.
( )Correta ( x )Incorreta
Justificativa:
Informações
imprecisas e inexatas podem causar prejuízos, provocando erros operacionais e
decisões equivocadas.
e)
[5 p] 5ª Lei: O valor da informação aumenta quando há combinação de
informações. O uso de
Sistemas
Integrados de Gestão (ERP) maximiza o nível de integração das informações
dentro
das
organizações.
(
x )Correta ( )Incorreta
Justificativa:
f)
[5 p] 6ª Lei: Mais informação não é necessariamente melhor. Uma grande quantidade
de
informações
variadas disponíveis poderá auxiliar melhor o processo de tomada de decisão,
mesmo
não existindo formas de filtrar as informações com base em critérios
específicos.
(
x
)Correta ( )Incorreta
Justificativa:
g)
[5 p] 7ª Lei: A informação se multiplica. A informação é dotada da propriedade
de multiplicação
por
operações de síntese, análise e combinação, ou seja, seu valor pode ser
potencializado pelas
oportunidades
de reciclagem e uso em novas situações.
( x
)Correta ( )Incorreta
Justificativa:
3.
[35 p] Faça a correlação entre as descrições abaixo e os tipos de sistemas de
informação
representados
pelos números de 1 a
7, colocando-os no quadro à esquerda dos tipos:
1
|
1
Tratam das tarefas rotineiras. Fornece a base de todo o conhecimento
da organização,
armazenando
dados do dia-a-dia de todas as operações executadas dentro da organização.
Executam
aplicações comuns; - Automatizar rotinas; Ex.: sistema de Folha de Pagamento;
Cheques;
Relatórios sobre empregados.
|
2
|
2
São sistemas que transformam os dados provenientes do sistema de
informação
operacional,
agrupam e apresentam em forma de relatórios, informações atualizadas sobre
operações
básicas da empresa que auxiliam o processo gerencial dando suporte ao
planejamento,
controle e organização da empresa em tempo hábil para tomada de decisão.
São
usados para realimentação do planejamento operacional. Ex: Relatórios
gerenciais a
diferentes
finalidades; Custos totais com folha de pagamento.
|
3
|
3
Visam auxiliar o processo de tomada de decisão da cúpula
administrativa, transformam os
dados
provenientes dos sistemas de informação gerencial agrupando-os para facilitar
a
tomada
de decisão. Geralmente oferecem informações gráficas.
|
4
|
4
Tem como principal finalidade aumentar a produtividade pessoal
dos trabalhadores que
manipulam
informações de escritório, através do uso de pacotes de aplicativos padrões
existentes
no mercado como, por exemplo, o pacote Office da Microsoft.
|
5
|
5
São sistemas avançados que possuem interatividade com as ações
do usuário e oferecem
modelos
para ajudar na resolução de problemas. Como permitem grande flexibilidade,
adaptabilidade
e capacidade de respostas rápidas auxiliam no apoio à tomada de decisão. –
todos
os níveis; - Relatórios com informações que auxiliem, por exemplo, a
construção ou
não
de uma determinada fábrica em uma região; a criação de novas cores de carro.
|
6
|
6
São sistemas que dão suporte ao desenvolvimento do planejamento
estratégico da
organização.
Utilizam tecnologia avançada para elaboração de gráficos e relatórios. Não
são
projetados para resolver problemas específicos e sim para auxiliar na
definição dos
objetivos
organizacionais que podem mudar a estrutura dos problemas. Também se
concentram
em fornecer informações apoio gerencial.
|
7
|
7
São sistemas ligados ao campo de inteligência artificial para a
definição de cenários no
processo
de tomada de decisões. Oferecem soluções para problemas específicos num dado
domínio
ou que consigam aconselhar (dar conselhos), de uma maneira ou num nível
comparável
ao de especialistas; - Ex.: diagnóstico médico, aconselhamento financeiro e
criação
de produtos.
|
2
|
Sistema
de Informação Gerencial (SIG)
|
4
|
Sistema
de Automação de Escritório (SAE)
|
6
|
Sistema
de Suporte Executivo (SSE)
|
5
|
Sistema
de Suporte à Decisão (SSD)
|
7
|
Sistema
de Informação Especialista (SE)
|
1
|
Sistema
de Informação Operacional (SIO)
|
3
|
Sistema de Informação Estratégica (SIE)
|
4.
[12 p] Cite os elementos/tecnologias que constituem Tecnologia de Informação?
É composto de hardwere, softwere, bancos de dados,
telecomunicação, canais de informações formais e informais.
Aluna: Cíntia de Fátima Pires Costa
EAD 00343473
Pólo de Castanhal – PA.
Meu conceito: Bom